top of page

 Olimpíada de Sociologia  

O LEPECS Uerj reúne dois projetos de extensão voltados para o planejamento, a organização e a realização da 3ª Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro, prevista para 2025:

Olimpíadas de Sociologia: produção de materiais didáticos e jogos pedagógicos

Coordenação da Prof. Drª Monique Batista Carvalho (CAp/Uerj)

LEPECS: Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro

Coordenação do Prof. Dr. Alexandre Barbosa Fraga (ICS/Uerj).

 

Esses projetos têm como objetivos:

  • produzir e testar jogos pedagógicos e outros recursos didáticos, sobretudo um jogo com o foco nos movimentos sociais;

  • proporcionar ao curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UERJ um novo espaço de formação prática dos(as) licenciandos(as);

  • integrar estudantes, docentes, dirigentes e escolas para atuarem nas Olimpíadas de Sociologia do estado do Rio de Janeiro;

  • mobilizar a comunidade escolar e acadêmica sobre a importância do ensino de Sociologia na Educação Básica.

 Histórico das Olimpíadas de Sociologia  

Há mais de quinze anos a Sociologia retornou à Educação Básica brasileira como disciplina obrigatória no Ensino Médio, ensinando conhecimentos das Ciências Sociais: Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Ao longo desse tempo, a comunidade de professores(as) e pesquisadores(as) do ensino de Sociologia passou a demandar a entrada da disciplina na dinâmica das Olimpíadas Escolares.

 

Buscando inseri-la nesse circuito, o Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LabES) da UFRJ, coordenado pela prof. Dra. Julia Polessa Maçaira, em parceria com a Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS), com a UERJ, outras universidade e escolas Dda Educação Básica, planejou e organizou a 1ª e a 2ª edições da Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro, também a primeira do Brasil.

A 1ª Olimpíada de Sociologia foi um torneio competitivo entre escolas, mas colaborativo entre estudantes de uma mesma equipe. Ela foi realizada em outubro de 2019 no Colégio Estadual Antônio Prado Junior. Inscreveram-se 57 equipes de 16 municípios do estado do Rio de Janeiro, totalizando cerca de 550 estudantes. No dia do evento, compareceram 26 equipes, totalizando 230 participantes. Diferentemente do formato de uma prova escrita, foram utilizados jogos pedagógicos. Os(as) estudantes jogaram três jogos:

(a) Quiz Antropológico (mobilizando Antropologia)

(b) Lutas Simbólicas (mobilizando Sociologia)

(c) República em Jogo (mobilizando Ciência Política).

 

A 2ª Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro também se configurou como um torneio competitivo entre escolas, mas com dinâmica colaborativa entre estudantes de uma mesma equipe. Ela ocorreu em abril e maio de 2023, mobilizou 650 estudantes e foi composta por três fases, sendo uma on-line e duas presenciais. A primeira fase consistiu em teste de conhecimentos da área de Ciências Sociais com questões nas seguintes categorias:

  • sou um(a) autor(a),

  • sou um conceito,

  • sou uma teoria,

  • sou uma manifestação política,

  • sou uma manifestação social

  • sou um lugar.

 

A segunda fase foi presencial e consistiu na disputa das equipes em jogos pedagógicos:

  • Lutas Simbólicas

  • República em Jogo

  • Antropolojogo

 

Por fim, a terceira fase foi a elaboração de um projeto de lei e a sua apresentação a uma banca avaliadora. 

LABORATÓRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - UERJ

©2024 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

bottom of page