
LEPECS
Laboratório de Ensino,
Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais
Os três pilares da UERJ
A UERJ, assim como todas as universidades brasileiras, tem como missão e orientação para suas atividades três pilares fundamentais que são: ensino, pesquisa e extensão. Esses pilares, trabalhados em conjunto, promovem o aprendizado, o avanço do conhecimento e impacto positivo na sociedade. São eles:
Ensino: enfatiza a responsabilidade da instituição em fornecer educação de alta qualidade para seus estudantes. Isso inclui a oferta de ampla variedade de disciplinas com bons professores, em vários campos do conhecimento, na graduação e na pós-graduação. Mas, vai além, pois envolve a oferta de programas acadêmicos, cursos e treinamento em diversos campos do conhecimento, promovendo a aprendizagem crítica e o pensamento independente, desenvolvendo habilidades, conhecimentos teóricos e as competências práticas necessárias para se tornarem profissionais qualificados e cidadãos informados.
Pesquisa: enfatiza papel crucial da universidade na geração de conhecimento novo em diversas áreas do saber. Isso inclui a pesquisa científica e social, os debates com os pares e divulgação dos resultados. Através da pesquisa, a universidade contribui para o avanço do conhecimento humano, para a resolução de problemas complexos e o desenvolvimento de novas soluções para questões globais. A pesquisa também tem uma função formativa, pois permite que docentes e discentes se atualizem em suas áreas de especialização e enriqueçam o conteúdo de seus cursos com descobertas recentes.
Extensão: enfatiza a responsabilidade da universidade em compartilhar seu conhecimento e recursos com a sociedade em geral, o que envolve a promoção do engajamento cívico, a prestação de serviços à comunidade, consultorias, educação continuada, parcerias com organizações locais, empresas e governos para enfrentamento de desafios sociais e econômicos. As ações extensionistas ajudam na formulação de políticas públicas para desafios prementes que afetam a comunidade local, regional, nacional e internacional em várias áreas, como educação, saúde, cultura, meio ambiente, desenvolvimento econômico e social, entre outras.
Pode-se notar que Ensino, Pesquisa e Extensão não são frentes isoladas da universidade. O ensino não está separado da pesquisa, pois docentes envolvidos em pesquisa trazem novos conhecimentos e perspectivas para a sala de aula e inspiram estudantes a se envolverem na produção de novos conhecimentos. A pesquisa, por sua vez, contribui para a atualização constante dos currículos, garantindo que estudantes estejam expostas(os) às descobertas e tendências mais recentes em suas áreas de estudo. Tanto o ensino quanto a pesquisa estão conectados com a extensão através do compromisso com a resolução de problemas sociais. Através da disseminação dos resultados das pesquisas, por meio de publicações acadêmicas, conferências, seminários ou campanhas de conscientização sobre questões sociais e políticas, surge a possibilidade de diálogo acadêmico com a sociedade e de educação contínua.