
LEPECS
Laboratório de Ensino,
Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais
Projetos de Extensão - Encerrados
Observatório Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (On-ABECS)
Núcleo CAp-UERJ
Coordenação: Walace Ferreira (CAp-UERJ)
Vigência: 2021-2022
Bolsistas: Não
Estudantes voluntários: Juliana Dias Lima; Stella de Sousa Martins; Victor Romero de Lima; Thiago de Jesus Esteves; Letícia Guimarães Vicente.
Membros: Alberto Alvadia Filho; Guilherme Nogueira de Souza; Afrânio de Oliveira Silva; Rodrigo de Souza Pain; Weslley Hanns Carvalho Matos; Diego Cavalcanti de Santana; Monique Batista Carvalho.
Descrição:
O Observatório Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (On-ABECS) é um projeto de extensão universitária interinstitucional (em rede) com vistas a mapear e divulgar aspectos relacionados ao ensino de Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política) no Brasil, sendo desenvolvido por meio de uma rede de professores/pesquisadores de diversas instituições de Ensino Superior do país, cuja coordenação geral dar-se-á por meio da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) e a efetivação das práticas por meio dos seus núcleos. Cada instituição envolvida mantém um projeto de extensão (um núcleo) devidamente registrado a fim de agregar alunos do ensino superior e filiados da ABECS interessados em acompanhar e mapear a situação e os aspectos envolvendo o ensino das Ciências Sociais. O projeto tem início no começo de 2020 com vinte instituições brasileiras de ensino, as quais sediarão os vinte núcleos de atividades extensionistas e de pesquisas sobre o ensino de Ciências Sociais, dentre eles o núcleo CAp-UERJ, aqui institucionalizado por meio desse projeto de extensão.
Conexões Sociológicas: dinamizando a aprendizagem de Sociologia através de filmes e de um site
Coordenação: Raquel Emerique (ICS-UERJ)
Vigência: 2020-2021
Bolsista: Milena de Oliveira Correa
Estudantes voluntários: Juliana Dias Lima; Stella de Sousa Martins; Victor Romero de Lima; Vanessa Ferreira de Jesus; Emmanuel Tulli Grigorio da Silva.
Membros: Walace Ferreira; Guilherme Nogueira de Souza; Afrânio de Oliveira Silva; Rodrigo de Souza Pain; Monique Batista Carvalho; Luiz Fernando de Almeida Pereira; Thaiana Rodrigues da Silva; Eduardo Ribeiro da Silva.
Descrição:
O presente projeto procura valorizar e reconhecer a importância metodológica do uso do filme de curta metragem como recurso didático dinamizador do engajamento do estudante na aprendizagem das Ciências Sociais intra ou extra classe. De modo semelhante, reconhece a importância das novas tecnologias da informação e comunicação como ferramentas de aprendizagem dos mais variados conhecimentos e conteúdos acessíveis de formapermanente e livre na rede. Esse projeto pretende provocar o encontro entre os filmes de curta metragens tomados como operadores metodológicos da aprendizagem - e o desenvolvimento de um site voltado para o ensino das Ciências Sociais que servirá como repositório de diversos recursos didáticos produzidos por docentes e estudantes da Licenciatura em Ciências Socais da UERJ. Partimos do suposto de que o acesso à filmes curtos e a construção de espaços interativos para a troca de conhecimentos pode introduzir no cotidiano dos estudantes o debate sobre questões sociológicas, que podem ser tratadas como temas da sociedade mais ampla. Com esta perspectiva, consideramos que seja possível superar algumas ausências em termosde espaços de aprendizagem das Ciências Sociais seja na escola ou na internet e possibilitar um diálogo acadêmico entre universidade pública e educação básica.
Laboratório de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências Sociais na Educação Básica (LaECS)
Coordenação: Raquel Emerique (ICS - UERJ)
Vigência: 2018-2019
Bolsista: Ingrid Nunes da Silva (2019)
Estudantes voluntários: Eliabe Rocha da Cruz; Tathiane dos Santos Vitorino;
Membros: Luiz Fernando a. Pereira; David Gonçalves Soares; Thaiana Rodrigues da Silva; Diego Cavalcanti de Santana; Ramón Chaves Gomes.
Descrição:
Criado em novembro de 2016, o LaECS reúne atividades de ensino, pesquisa e extensão. Como atividade de ensino, está vinculado ao Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da UERJ e dedica-se ao fortalecimento institucional da Licenciatura. Tem como eixo principal de atuação os grupos de leitura e debate de textos, exibição e discussão de filmes, promoção de encontros e oficinas de capacitação. Como atividade de pesquisa, integra uma das linhas do Grupo de Pesquisa Ciências Sociais e Educação do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS-UERJ). Seus membros desenvolvem projetos de pesquisa relacionados ao ensino das ciências sociais na educação básica e promove reuniões científicas. Como atividade de extensão, busca a integração entre universidade-escola a partir de ações articuladas entre docentes e discentes do curso de Licenciatura em Ciências Sociais voltadas para a divulgação científica de conhecimentos das ciências sociais, através de atividades extracurriculares. O propósito do LaECS é agregar professores da educação básica aos da universidade que estejam interessados ou preocupados com o ensino das Ciências Sociais neste nível de ensino. O tema motivador para as ações extensionistas que o LaECS irá desenvolver ao longo do ano de 2019 será o mesmo do ano de 2018 “Participação e cultura política dos jovens brasileiros". A opção pela continuidade dessa temática é para desenvolver ações que complementem as que foram desenvolvidas em 2018 no Colégio Estadual Professor Ernesto de Faria.
UERJ e Sociologia na rede: dinamizando a aprendizagem de Ciências Sociais na Educação Básica através filmes e de um site
Coordenação: Raquel Emerique (CAp-UERJ)
Vigência: 2017-2019
Bolsistas: Maria Eduarda Costa Barros (2019)
Estudantes voluntários:
Membros:
Descrição:
É conhecido o fato de que as Ciências Sociais adentraram o espaço escolar como disciplina obrigatória no ano de 2008. A partir da legislação que institucionalizou, em âmbito nacional, o ensino da disciplina escolar no Ensino Médio, os profissionais da área enfrentaram muitos desafios, tais como: a tarefa de recontextualização escolar de um conhecimento especializado, a busca da legitimidade no novo ambiente, a definição dos currículos, a elaboração de soluções para mediação didática de conteúdos e a qualificação dos docentes. O presente projeto resulta desse contexto e procura valorizar e reconhecer a importância metodológica do uso do filme de curta metragem como recurso didático dinamizador do engajamento do estudante na aprendizagem das Ciências Sociais intra ou extra classe. De modo semelhante, reconhece a importância das novas tecnologias da informação e comunicação como ferramentas de aprendizagem dos mais variados conhecimentos e conteúdos acessíveis de forma permanente e livre na rede. Esse projeto pretende provocar o encontro entre os filmes de curta metragens – tomados como operadores metodológicos da aprendizagem - e o desenvolvimento de um site voltado para o ensino das Ciências Sociais que contará com diversos recursos didáticos além dos referidos filmes. Partimos do suposto que o acesso à filmes curtos e a construção de espaços interativos para a troca de conhecimentos pode introduzir no cotidiano dos estudantes o debate sobre questões sociológicas, que podem ser tratadas como temas da sociedade mais ampla. Com esta perspectiva, consideramos que seja possível superar algumas ausências em termos de espaços de aprendizagem das Ciências Sociais –seja na escola ou na internet - e possibilitar um diálogo acadêmico entre universidade pública e educação básica.